Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de março de 2010

Juventude e a busca de uma experiência por um Deus humanado

Gedeir Gonçalves. Postulante Sacramentino e graduando em Filosofia, ISTA - BH - MG, gedeirvg@bol.com.br
Isac Silva. SDN e graduando em filosofia ISTA - BH, MG, isacsdn@yahoo.com

Atualmente, fazemos parte de uma sociedade onde os valores do capitalismo e do consumismo regem todo o nosso ser e o nosso agir enquanto seres humanos, e com isso, corremos o risco de nos afastarmos cada vez mais de uma boa experiência com o nosso Criador, de maneira íntima e espiritual.
Este artigo tem como objetivo fazer com que os leitores deste jornal, de maneira especial os jovens, tenham uma experiência maior e mais profunda de um Deus humanado em suas vidas, e que os frutos desta relação sejam refletidos em sua vida cotidiana. Acreditamos que Deus é a totalidade do mundo, a origem de tudo que existe no céu e na terra. Ele é o nosso ser primordial, o todo poderoso e misericordioso, que em determinado período de nossa história existencial, mandou uma parte de si, de sua Trindade, para sua revelação a toda humanidade. Através de Jesus Cristo, Deus se revelou à humanidade, ou seja, ele se tornou humano, presença corporal, para todos nós. Nesta revelação fazemos a experiência do amor, da entrega, da confiança, da coragem, do perdão, da compaixão, da caridade e da misericórdia sincera de nosso “Pai Criador”, através da experiência de vida junto a seu filho Jesus, com o seu mistério de paixão, morte e ressurreição.
Com a experiência do divino revelado à humanidade, passamos a fazer parte no mistério do projeto de vida celestial. A partir do exemplo vital de Cristo, nos moldamos em seu seguimento para nos “embriagarmos” da vida eterna, de todo o amor e felicidade sublime aqui na terra. E neste processo de busca da plenitude existencial, caminhamos em direção a uma divindade, em prol do encontro perfeito e definitivo com o nosso Criador. Nesse processo de busca pela perfeição, nossa humanidade, começa a se divinizar. Podemos perceber isto claramente, em nossa formação humano-cristã, com maior intensidade nas participações ativas nas celebrações eucarísticas. Pois através delas tomamos consciência do valor da Sagrada Eucaristia e do projeto de um bem viver que Deus tem para cada um de nós. E com isso fazemos também a experiência da reconciliação com o nosso Criador. No auge da celebração, diante da mesa eucarística, através da pessoa do sacerdote, nossa humanidade se liga completamente à divindade de Cristo, no momento exato em que a gota de água se mistura com o vinho. A partir deste instante, a humanidade toda se torna divina, nos tornamos um com a Trindade Santa. No momento da comunhão, comungamos o corpo e o sangue de Cristo e, conseqüentemente partilhamos de toda a sua vida e suas responsabilidades. Assumimos agora, enquanto seres divinizados, toda a missão cristã de dar continuidade à expansão de todo o amor celestial para com a humanidade, e ao mesmo tempo fazer com que todos os seres humanos tenham a mesma experiência do divino em suas vidas.
Com nossa vida cristã de formação cotidiana, através da experiência pessoal que realizamos com Cristo ressuscitado, podemos observar que fazemos o encontro com um Deus humanado, que ao mesmo tempo faz com que nossa humanidade também se torne divina, e sendo assim, abraçamos todo o mistério de busca pela vida plena em abundância, junto a Deus. Somos seres humanos divinizados, através da participação na natureza de Deus. É de total responsabilidade nossa zelar pelo cultivo dessa experiência divina em nossa humanidade. Pois Deus sempre quer estar ao nosso lado, basta abrirmos as “portas” de nosso coração para que ele possa entrar e fazer com que ali seja o seu lugar de morada eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário