Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

JMJ de Madri conta com a ajuda das autoridadesSegundo revela o cardeal Rouco

RÍMINI, quarta-feira, 26 de agosto de 2009 (ZENIT.org).

O cardeal Antonio María Rouco Varela revelou nesta quarta-feira que tanto as autoridades do governo espanhol como as da Prefeitura de Madri estão colaborando com a preparação da Jornada Mundial da Juventude 2011.
Por decisão de Bento XVI, o encontro dos jovens do mundo acontecerá na capital espanhola em agosto de 2011. E a arquidiocese da capital, cujo pastor é o cardeal Rouco, já está mobilizada nos preparativos.
“O Comitê de Organização já está constituído. O programa de trabalho já está desenhado. As grandes questões prévias estão solucionadas”, revelou o purpurado a um grupo de jornalistas que acompanham o “Meeting pela amizade entre os povos”, organizado pelo movimento Comunhão e Libertação em Rímini.
“Nas últimas Jornadas Mundiais da Juventude sempre foi um problema encontrar um lugar para os grandes atos da Jornada por dificuldades às vezes relacionadas com a atuação administrativa dos governos correspondentes”, recordou o presidente da Conferência Episcopal Espanhola.
“Em nosso caso esses problemas estão solucionados – revelou –. Os últimos atos, a vigília e a missa, acontecerão no Aeródromo dos Quatro Ventos. O governo já cedeu este grande espaço que está situado dentro da Cidade de Madri”.
“Devo dizer que a relação com o governo neste ponto tem sido muito positiva. Encontramos muito boa disposição”.
“Já se constituiu a equipe de trabalho dos responsáveis da Aviação Militar, que são os responsáveis de Quatro Ventos, e o comitê de organização da Jornada”.
“Logo também já se determinou onde será o lugar da celebração da acolhida do Papa, a missa inaugural, e da Via Crucis, os outros três grandes atos públicos, na Praça da Cibeles, a Prefeitura de Madri também se mostrou muito aberta à colaboração com o comitê organizador da Jornada”.
“E por sua parte o governo da Comunidade de Madri também se mostrou extraordinariamente aberto à colaboração com o Comitê organizador e com a Igreja na preparação da Jornada”.
Portanto, disse aos jornalistas: “resumindo: a relação com o governo neste ponto é boa, a relação com a prefeitura de Madri e com a Comunidade é excelente, e esperamos já poder trabalhar sem nenhum elemento estranho ao próprio processo de preparação da Jornada”.
O cardeal reconheceu que “a Jornada supõe um desafio eclesial grande, de caráter pastoral, apostólico. Significa também um grande desafio cultural, ao qual queremos também responder com a colaboração das administrações públicas”.
Por exemplo, disse, “há uma colaboração com os estupendos museus de Madri. Concretamente, está se “organizando um itinerário que se chamará buscando Cristo no Museu do Prado”.
A Jornada Mundial da Juventude, reconheceu, também é um “desafio logístico, em estreita relação com o número de peregrinos que esperamos”.
“Nos propusemos oferecer alojamento para um milhão, ou um milhão e meio, de jovens que virão de fora de Madri. É um desafio formidável ao qual também cremos que poderemos responder com as próprias forças da Igreja em Madri, com suas paróquias, seus colégios, que são numerosos”.
Para conseguir este objetivo, a Igreja pede também a colaboração das Prefeituras “da grande Madri, a Madri metropolitana”, constatou.
Por último, revelou, “o financiamento está concebido através de um apoio de colaboração da sociedade com a Jornada Mundial, através da Fundação Madri Vivo, e logo através também da ajuda dos fiéis, do que possa oferecer a própria Jornada, e das ajudas públicas”.
Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário