Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pré-Conferência das Américas e Caribe à Conferência Mundial de Juventude 2010

Informações Importantes:
1. Por que o Brasil sediará a Pré-Conferência das Américas e Caribe?
O Brasil apoia a realização da Conferência Mundial de Juventude, que vai acontecer na cidade de Monterrey, no México, de 23 a 27 de agosto de 2010. A CMJ2010 é parte das celebrações do Ano Internacional de Juventude da ONU, que se inicia a partir de 12 de agosto (Dia Mundial da Juventude). A CMJ2010 é precedida por etapas preparatórias em nível continental e nosso país teve a honra de ser escolhido, pelo Comitê Internacional, para ser a sede da etapa preparatória do nosso continente e da região caribenha.

2. Onde e quando ocorrerá a Pré-Conferência?
A Pré-Conferência das Américas e Caribe está convocada para Salvador, BA, Brasil, nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2010.

3. Quais os objetivos?
Além de aprovar a Carta de Salvador, com as recomendações à CMJ2010, a Pré-Conferência tem como objetivo proporcionar o intercâmbio de informações entre governos, organizações sociais e parlamentares na temática de juventude, além de avaliar, em termos regionais, os avanços relativos às Metas do Milênio.

4. Quem organiza?
A Pré-Conferência Mundial de Juventude é coordenada pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência e pelo Instituto Mexicano de Juventude. A realização é da Secretaria Nacional de Juventude e do Governo do Estado da Bahia. O evento é apoiado pelos organismos internacionais ligados ao Sistema ONU. O Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD são os coordenadores da cooperação do Sistema ONU com o processo de organização da CMJ2010 e da Pré-Conferência.
O escritório no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, é corealizador da Pré-Conferência por meio de cooperação técnica com a Secretaria Nacional de Juventude. A Organização Ibero-Americana de Juventude – OIJ é parceira da Secretaria na realização do evento. Apóiam ainda a Pré-Conferência: OIT, UNICEF, UNODC, CONJUVE, Ministério da Educação, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria-Geral da Presidência da República, IIDAC e Opção Brasil.

5. Quem pode participar?
Até 5 (cinco) representantes por país, sendo: 2 representantes do governo; 2 representantes das organizações de sociedade civil; 1 parlamentar atuante na temática de juventude. Apenas no caso do Brasil, por ser o país sede da Pré-Conferência, se permitirá a participação de 10 representantes, sendo 4 de poder público (SNJ/SG-PR, CONJUVE), gestores estaduais e gestores municipais); 1 parlamentar com atuação na temática de juventude e 5 representantes de organizações da sociedade civil.
A organização da Pré-Conferência compreende por sociedade civil a representação coletiva por meio de ONGs, movimentos sociais, sindicatos ou associações de trabalhadores, sindicatos ou associações de empregadores, redes de organizações ou plataformas associativas juvenis em nível nacional ou regional.

6. Como faço para participar?
Os representantes de governo são indicados pelos órgãos públicos que representam; os parlamentares serão convidados pelo Congresso Nacional do México; os representantes de sociedade civil devem proceder à pré-inscrição no site www.youth2010.org até o dia 30 de abril e serão selecionados pelo Comitê Internacional organizador da CMJ2010.
A mesma pré-inscrição no site é válida tanto para a Pré-Conferência, em Salvador, quanto para a Conferência Mundial, no México, não sendo, entretanto, vinculados os processos de seleção para cada um dos eventos. Recomenda-se, em todos os casos, que as delegações observem a proporcionalidade entre gêneros dos participantes.

7. Qual a programação e como será a dinâmica da Pré-Conferência?
A Pré-Conferência será constituída por três foros: o Foro de Governos; o Foro de Sociedade Civil e o Foro de Parlamentares. A dinâmica dos trabalhos acontecerá por meio de Painéis, Grupos de Trabalho e pelas reuniões simultâneas dos três Foros. Isto se dará no seguinte formato:
- dia 23 de maio, chegada e recepção dos participantes;
- dia 24 de maio, 10 horas, Solenidade de Abertura;
- dia 24 de maio, 14 horas, Painel 1 – dois palestrantes, um moderador;
- dia 24 de maio, 17 horas, Painel 2 – dois palestrantes, um moderador;
- dia 25 de maio, 9 horas, Grupos de Trabalho (seis grupos temáticos);
- dia 25 de maio, 14 horas, instalações dos três Foros simultâneos;
- dia 26 de maio, 9 horas, Plenária Final;
- dia 26 de maio, 11 horas, leitura da Declaração, Encerramento.

8. Quais custos serão cobertos pela organização?
Para os participantes devidamente inscritos serão cobertos os custos de hospedagem no Hotel Pestana Salvador, alimentação e traslado interno na cidade. Não é previsto o custeio de passagens aéreas.

9. Há outras formas de participação?
Além de Participante, haverá as categorias de Observador e Convidado. Os observadores serão indicados: a) pela Secretaria Nacional de Juventude; b) pelo Instituto Mexicano de Juventude; b) pelos organismos do Sistema ONU (sob a coordenação do UNFPA). A categoria de Convidados reserva-se às autoridades presentes, sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Juventude e do Governo do Estado da BA.

10. Quem posso procurar para obter outras informações?
Comitê Internacional:
Leonor Mejia – Ponto focal para governos da CMJ2010
e-mail: lmejia@imjuventud.gob.mx
telefones: 52 55 15001300 Ext. 1480
Eduardo Aguilar – Responsável pelas Pré-Conferências na CMJ2010
e-mail: eaguilar@imjuventud.gob.mx
telefones: 52 55 15001326 ou 52 55 15001327
No Brasil:
Carlos Odas – Coordenador da Pré-Conferência no Brasil
e-mail: carlos.odas@planalto.gov.br
telefones: 55 61 3411-1160/ 3411-3546
Paola Barbieri – Consultora da UNESCO
e-mail: paola.barbieri@planalto.gov.br
telefone: 55 61 34111160


Nenhum comentário:

Postar um comentário