Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mestre, onde moras?Venham, e vocês verão!

Frt. Rodrigo Ferreira da Costa, SDN
rodrigolajinha@ yahoo.com.br

Quem procura encontra. Para quem bate, a Porta será aberta. Aproveitem enquanto o Senhor está perto e se deixa encontrar. (cf. Is 55, 6). O horizonte humano é uma longa trajetória que fazemos, na maioria das vezes, por vias escuras, sinuosas... É uma viagem nas asas da história marcada com freqüência de novidades inesperadas. A única certeza que nos assegura é “a esperança de sermos amados, perdoados e esperados por um Amor sem limites”. (Bento XVI).
Os discípulos de João Batista, encantados com as palavras que ouviram acerca de Jesus, saem à procura daquele Homem que revelava algo de diferente. A paixão destes discípulos por Jesus é tão forte que eles o seguem sem nem mesmo saber quem realmente era este homem. Os jovens, quando atraídos por uma paixão semelhante, são capazes de deixar tudo para realizar o seu anseio, sua paixão.
Nota-se que na dinâmica do seguimento a Jesus Cristo somos despertados por uma grande paixão. É, pois, atraídos pela pessoa de Jesus, seduzidos por seu Amor sem limites, que saímos a procurar o Mestre dos mestres. Ademais, a experiência de que Deus nos ama em Jesus Cristo é tão singular e evidente que nos deixamos possuir por este amor e a ele respondemos com a doação total de nossa vida. Este é o sentido maior da vocação cristã.
Com o seu jeito criativo, questionador, curioso, sedento do novo... o jovem é capaz de fazer opções radicais, desde que esta dê sentido à sua existência. E, como nos revela o apóstolo Pedro, “Cristo é a razão da nossa esperança” (1 Pd 3, 15). Somente Ele poderá dar o verdadeiro sentido à existência humana. Haja visto que é o próprio Cristo que nos chama para conhecer a sua morada (projeto), ouvir a sua Palavra de salvação e permanecer com Ele participando da sua missão. O que é que vocês estão procurando?Mestre, onde moras?Venham, e vocês verão. (cf. Jo 1, 39).
Na América Latina, diferentemente da Europa, a maioria da população está formada por jovens. Assim, cabe-lhes a vocação de serem amigos de Cristo, vanguardas de um novo amanhã, artífices da cultura paz e do amor. Contemplando o mistério Pascal de Cristo, celebrado em cada Eucaristia, somos interpelados pelo próprio Deus a fazermos da nossa vida uma “oferenda perfeita” pela salvação do mundo. É, portanto, diante do ALTAR que compreendemos a beleza da nossa vocação: vida doada, existência para os outros.
A adesão a Jesus é, ante de tudo, fruto de uma atração, de uma experiência de sentir-se cativado, amado, apaixonado pelo Mestre e a sua mensagem. O que está em evidência, no itinerário vocacional, é o “estar com o Amado, único bem necessário” (Lc 10, 42) e, se para estar-com-Ele exige sacrifício, renúncias, isso não será empecilho. Pois experiência de gratidão vivida ao lado de Jesus, leva-nos a perceber que a Pérola que encontramos (Jesus e seu projeto de vida) é de tanto valor que tudo mais se torna secundário. (cf. Mt 13,44-46).
Observa-se que a experiência do amor gratuito do Senhor que, entrando em nossa vida, olhou-nos e nos amou e depois nos chamou e nos disse: “segui-me” (cf. Mc 10,21) é a raiz de toda vocação. Mergulhando, pois, no mistério profundo da nossa fé [Eucaristia] podemos compreender o sentido maior de doar-se a si mesmo em prol do Reino de Deus. Aquele que nos chamou é fiel e nos amou antes de tudo. Nossa vocação é uma resposta ao seu amor.
Impulsionada pelo fascino do rosto jovem e acolhedor de Jesus, muitos jovens continuam sensível a sua proposta de segui-Lo. E, como os seus discípulos, continuam perguntando: “Mestre, onde moras?” A resposta de Jesus continua a mesma: “Vem, e vocês verão!”
Então, jovem! Já parou para pensar no projeto de vida que o Senhor tem para você. A atração por Jesus inquieta o seu coração e você procura respostas... você tem curiosidade para conhecer a Pessoa de Jesus, em saber onde Ele mora..., conviver com Ele e compartilhar da sua missão...? Venha ser um Missionário Sacramentino de Nossa Senhora!Venha conosco colaborar na construção do Reino eucarístico de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário