Pesquisar este blog

sábado, 10 de outubro de 2009

Juventude e Missão

Gedeir V. Gonçalves, Postulante SDN e graduando em Filosofia, BH-MG.


Estamos vivenciando o mês de Outubro, tempo propício para falarmos de Missão. Missão? Qual? Como? Para quê? Para respondermos a estas perguntas, precisaremos fazer um grande percurso: retornar ao passado, enxergar o presente e projetar o nosso futuro.
Somos jovens, não importa nossa idade, mas sim o nosso Espírito. Somos jovens que buscam e lutam pelo sentido da vida. Quando nascemos, nos tornarmos parte de um ambiente político-social-religioso, institucionalizado ao longo de várias gerações. Em uma visão especifica da religião: a partir do momento em que nascemos e passamos a fazer parte da Igreja (viva) de Cristo, marcado pela realização do nosso Batismo, somos chamados a abraçar o projeto de anúncio do Reino de Deus, que se encontra em continua construção. Somos chamados a sermos continuadores da realização da Missão inaugurada em Jesus Cristo.
Jesus Cristo em seu período histórico realizava sua Missão, com sua humildade e simplicidade, deixando tudo que tinha ou possuía para trás: casa, cultura, posição social e riquezas. Para se tornar livre, desapegado de tudo que fazia parte de bens materiais, para obter uma plena vida de anúncio da boa nova do Reino. Mas sua Missão não era simplesmente falar e mostrar a misericórdia de Deus, mas sim queria anunciar também a justiça, a igualdade social, os direitos humanos, o amor, a solidariedade, a vida, etc. Cristo anunciava fatores que tomados como modelo de vida, poderiam se tornar meios para a construção do Reino de Deus. É bom ressaltarmos também que Jesus Cristo trabalhava diretamente com os mais necessitados e carentes daquela realidade social.
O melhor exemplo de Missão que temos em nossa vida é Jesus Cristo, e como havia dito inicialmente, pelo Batismo somos chamados a darmos continuidade à sua missão. Hoje vivemos diante de tanta injustiça social, onde a humanidade, quase toda, não possui direito algum, é injuriada, sofre todos os tipos de preconceitos possíveis e acima de tudo não possuem direito a uma vida digna. Essa é a nossa realidade, e como Jesus Cristo, somos chamados a sermos missionários diante desses fatores sociais.
Como cristãos, devemos nos sensibilizar diante de tanta miséria! Cabe a nós, darmos nossa contribuição na construção de novos caminhos, sendo verdadeiros profetas, anunciando que um novo mundo é possível. As modificações necessárias não começam pelo extraordinário, visando fama e sucesso, mas sim deve se iniciar com nossa disponibilidade e amor ao Reino, levando em consideração os nossos potenciais humanos. A partir do momento em que cada um de nós, em sua simplicidade se esforce pela modificação de sua realidade, a mudança que sonhamos para o mundo começa a se concretizar. Com nossos pequenos gestos é que mostramos ao mundo que uma nova história é possível!
Que este mês de outubro, nos ajude a retomar o sentido de nossas vidas, e com mais firmeza possamos abraçar o projeto continuando a missão de Cristo de propagar o Reino dos Céus, levando a palavra do Divino Mestre a todos os corações humanos, possibilitando justiça social e direito à vida e à dignidade para todos os filhos e filhas de Deus. Somos todos missionários, chamados ao serviço na vinha do Senhor! Com essa certeza, podemos buscar novos meios de vida para toda a humanidade, sendo fiéis ao projeto do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário