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terça-feira, 27 de outubro de 2009

Os meios de comunicação não resolvem os problemas sociais: Marques de Melo

Quito, Equador (MUTICOM) .

Os meios de comunicação não têm a capacidade de resolver os problemas sociais, “mas podem ser úteis na mobilização”, diz o jornalista brasileiro e professor José Marques de Melo, ao comentar sobre a contribuição que a mídia pode promover para uma cultura de paz e solidariedade, que é o tema central do Mutirão América Latina e Caribe, que acontecerá de 3 a 7 de fevereiro de 2010, em Porto Alegre, Brasil.

Em um diálogo com OCLACC, o professor e pesquisador salienta a urgência de melhorar os sistemas educacionais dos nossos países para mudar a situação de pobreza e exclusão que vivemos. As mudanças, diz ele, “dependem de todos, do governo, suas instituições, igrejas, organizações e da sociedade civil”, porque todos nós temos uma dívida com a sociedade.

Para Marques de Melo, “se não há educação sistemática de boa qualidade, as pessoas não vão exigir algo mais do que a mídia oferece”. Segundo insiste, “a chave está na formação de quem maneja a mídia, dos profissionais. Muitas vezes esse é um capítulo deixado de lado. Por exemplo, muitos institutos e algumas universidades católicas têm seus cursos de comunicação, no entanto, os profissionais saem das instituições dando-nos a impressão que não saíram de um espaço católico”, pontualiza.

O “problema da falta de apoio da universidade em promover mudanças e uma cultura de solidariedade não é somente das universidades católicas. Tambémas públicas, as particulares e as privadas devem ter esta preocupação de promover a mudança, a solidariedade. Contudo, insisto, isso passa pela formação dos profissionais, com uma sólida formação ética, porque todo profissional deve ter uma formação humanista que seja capaz de atuar concretamente em qualquer espaço da sociedade “, reitera Marques de Melo.

Sua longa trajetória no exercício profissional do jornalismo, a docência e a pesquisa em comunicação lhe dá autoridade e convicção para enfatizar que a comunicação deve ser entendida como um processo, e que não se limita aos meios ou “como lidar com a mídia”. “A comunicação é um processo muito amplo que envolve o consumo dos meios de comunicação na família, nas comunidades e muitas vezes não há um entendimento dessa dimensão extra comunicacional, porque não há um trabalho de articulação da produção de mídia”.

Marques de Melo dúvida e lamenta que a mídia comercial tenha pouca vontade política e não assumam compromisso público para envolverem-se neste processo de mudança social, porque “em sua grande maioria são meios de comunicação capitalista primitivos” e que “o que interessa a alguns meios é atender fundamentalmente seu mercado preferencial”.

O professor brasileiro se mostra confiante nas mudanças que podem ser alcançadas ao se privilegiar a formação das novas gerações de profissionais, mas adverte que “as novas gerações estão hoje em dia mais preocupadas com a tecnologia do que com conteúdos, e lhes faz falta essa visão utópica “.

José Marques de Melo foi nomeado “Comunicador da Paz de 2009″, um prêmio concedido pela Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação OCLACC, que será entregue na noite de 5 de fevereiro de 2010, no marco do Mutirão Latino-americano e Caribenho de Comunicação, que acontecerá de 3 a 7 de fevereiro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Fonte: http://muticom.org/blog/

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