Bom dia a todos, caros colegas, irmãos, irmãs, religiosos, religiosas, trabalhadores e trabalhadoras da Igreja e do projeto do Deus para esse mundo.Vejam esta matéria sobre a tramitação do projeto Ficha Limpa no Congresso Nacional. Bem sabemos que já foram recolhidas milhares de assinaturas para que o projeto fosse apresentado. E foi. Agora precisamos garantir que ele não estacione no meio do caminho e continue rumo a aprovação e aplicação da lei no nosso país.Para isso nós devemos fazer a nossa parte. E como bons, dedicados e aplicados cristãos que somos, nos a faremos.
A Arquidiocese de Belo Horizonte convoca os cristãos de boa vontade para o acompanhamento da tramitação do Projeto Ficha Limpa no Congresso Nacional, subscrevendo nota conjunta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) – rede que congrega 43 organizações da sociedade civil responsáveis pela realização da Campanha Ficha Limpa – e tendo em vista os debates em curso na Câmara dos Deputados acerca do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLP) 518/2009 sobre a vida pregressa dos candidatos.
É de suma importância que a sociedade continue atenta, conferindo o mesmo e intenso apoio que vem dando à Campanha Ficha Limpa – expresso na coleta de mais de 1,5 milhão de assinaturas que viabilizaram a introdução do projeto – para que se acelere a tramitação do PLP 518/2009 no Congresso Nacional.
A participação efetiva dos cristãos com ações concretas é decisiva para que não ocorram novos adiamentos na discussão e na aprovação dessa matéria, pautada na defesa da ética na política e na salvaguarda dos interesses públicos.
Muitas são as ações concretas possíveis e urgentes ao nosso alcance:
- Cada cidadão procure o deputado federal ou senador em quem votou e solicitar o apoio do parlamentar ao Projeto de Lei. Da mesma forma, pode enviar aos parlamentares e outras pessoas mensagens eletrônicas, cartas e abaixo-assinados para sublinhar e fortalecer a urgência da aprovação dessa matéria.
- As comunidades e grupos eclesiais organizem eventos (debates, reuniões) para articular a adesão do maior número possível de cristãos empenhados nessa ação de mobilização social e política pela tramitação e aprovação do referido projeto.
A Arquidiocese de Belo Horizonte disponibiliza os trabalhos do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política e do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp) para eventual assessoria a comunidades, movimentos e organizações sociais interessados na mobilização pela aprovação do Projeto.
Neste momento decisivo para que o Projeto de Lei de Iniciativa Popular 518/2009 seja aprovado e traga mudanças importantes para o cenário eleitoral e político do país, é fundamental que a sociedade civil se empenhe para que o tema não saia da pauta de discussão do Congresso e se converta em legislação o mais rapidamente possível.
22 de fevereiro de 2010
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte
Cada um de nós tem meios, mesmo que limitados de ajudar nessa ação que a Igreja propõe. Além de colocar nas nossas preces a justiça e a honestidade dos nossos governantes, podemos também agir. E com certeza é da vontade de Deus que tenhamos um país mais justo e melhor dirigido.
Um abraço a todos, fiquem com Deus.
Fonte: material recebido por e-mail pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário