Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Congresso da Juventude Católica reúne seis mil jovens em Teresópolis

em 05/05/2009 10:11:12 (254 leituras)

Congresso da Juventude CatólicaNeste domingo, 3, aconteceu o 21º Congresso da Juventude Católica, da diocese de Teresópolis (RJ). O evento foi organizado pela Pastoral da Juventude da diocese e teve por tema “Colocamos a nossa esperança no Deus vivo”. Cerca de 6 mil jovens participaram.


O bispo diocesano, dom Filippo Santoro celebrou a missa de encerramento do Congresso e logo após houve shows com cantores católicos. Ao falar para os jovens, dom Filippo Santoro convidou-os a transformar a sociedade a partir do testemunho do amor de Deus e da mensagem de Cristo. No inicio de sua homilia, o bispo disse que ao chegar ao ginásio, teve a sensação de estar numa discoteca, principalmente pelas músicas animadas e pela animação dos jovens. “Depois de ter a sensação de que estava numa discoteca, pensei, é importante que o anúncio de Jesus seja levado também na discoteca para transformá-la”, lembrando que é preciso criar espaços alternativos onde a mensagem de Jesus possa ser vivenciada, em ambientes onde o mais importante é o relacionamento entre as pessoas.


Ao usar a discoteca como exemplo, dom Filippo se referia a todos os ambientes onde os jovens estão presentes, frisando que existe dois movimentos: “Um movimento que não é o nosso, que é do mundo, que entra na Igreja e faz morrer a riqueza da fé. O outro movimento é o nosso, a Igreja que entra no mundo para transformá-lo e salvá-lo. É isto que nós queremos, entrar no mundo para levar a presença do Filho de Deus”.


Congresso da Juventude CatólicaO bispo, aproveitando o tema do Congresso “Colocamos a nossa esperança no Deus Vivo”, voltou a lembrar as palavras do papa Bento XVI sobre a crise econômica, quando ele disse que as pessoas colocaram suas esperanças no dinheiro e de um dia para o outro perderam tudo. “A nossa esperança deve ser o Cristo, que não nos decepciona e não nos abandona”. Ele lembrou aos jovens que a fé cresce no encontro com a realidade, onde é possível dar testemunho de Cristo, ressaltando ainda a necessidade de se ter o encontro com o Senhor Jesus e o compromisso de levar outros jovens a viverem este encontro, que transforma a vida de cada um.


Fonte: cnbb.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário