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quarta-feira, 27 de maio de 2009

Rádio Vaticano terá anúncios publicitários

Apresenta-se o primeiro anunciante, a companhia elétrica italiana ENEL
Por Antonio Gaspari

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 26 de maio de 2009 (ZENIT.org).- Ainda que nunca os tenha condenado, pela primeira vez em sua história de 80 anos, a Rádio Vaticano decidiu transmitir anúncios publicitários, anunciou nesta terça-feira o diretor da emissora pontifícia, o Pe. Federico Lombardi S.J., em uma coletiva de imprensa realizada na sede central.
A abertura da rádio do Papa à publicidade “não é uma novidade, mas uma notícia”, disse o Pe. Lombardi, explicando que não se darão mudanças nos fins da emissora, dedicada à difusão das palavras e das atividades do pontífice e de seu magistério.
Certamente, a introdução de propagandas mudará alguns formato, mas não implica em nenhuma mudança nos conteúdos dos diferentes idiomas, advertiu o sacerdote, que também é diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Boa parte da publicidade será transmitida no canal de frequência modulada de Roma (Fm 105 MHZ), conhecido com o nome One-O-Five Live (http://www.radiovaticana.org/105/index.asp)
Na coletiva de imprensa, interveio também o presidente da ENEL, a principal empresa italiana de energia elétrica, Pietro Gnudi, para anunciar que a instituição que representa será o primeiro anunciante na Rádio Vaticano.
De 6 de julho a 27 de setembro, a Rádio Vaticano transmitirá 300 vezes um anúncio da ENEL, realizado em cinco idiomas (italiano, inglês, francês e alemão). Segundo explicou, esta empresa se encontra presente em 22 países, com 60 milhões de clientes.
Gnudi explicou que o primeiro motivo que convenceu a ENEL para comprar publicidade na Rádio Vaticano é precisamente o caráter internacional da emissora, única no mundo.
Ao mesmo tempo, reconheceu que é uma honra difundir a mensagem da ENEL na Rádio Vaticano, pois ambas as instituições compartilham valores que vão muito além dos lucros dos investidores.
O bispo Renato Boccardo, secretário-geral da Cidade do Vaticano, reconheceu sua esperança nas possibilidades que esta iniciativa implica para a Rádio Vaticano, recordando que o Vaticano tem um acordo com a ENEL para a restauração da colunata de Bernini na Praça de São Pedro.
Até agora, a Rádio Vaticano não tinha entradas econômicas, dependendo da Santa Sé para seu financiamento.
Na coletiva de imprensa, também interveio Egidio Maggioni, presidente de MAB.q, a agência encarregada pela Rádio Vaticano para a busca de publicidade, que agradeceu a confiança recebida.
À pergunta de Zenit sobre a dimensão deste primeiro acordo econômico entre a ENEL e a Rádio Vaticano, Maggioni respondeu genericamente: “Milhares de euros”, sem detalhar a quantia.
Várias fontes falaram de um acordo que oscila entre 60 e 80 mil euros para este primeiro lançamento de anúncios da ENEL.
Respondendo a um jornalista, o Pe. Lombardi recordou que o balanço anual da Rádio Vaticano gira em torno de 20 milhões de euros e que nos primeiros seis meses o projeto espera arrecadar cerca de 200 mil euros.
A Rádio Vaticano transmite seus programas em 45 idiomas.

Fonte Zenit.

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