Pesquisar este blog

sábado, 9 de maio de 2009

O que é ser Mãe?

“O anjo disse: não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus.” (Lc. 1, 30-31).


Estamos vivenciando o mês de Maio, mês dedicado a todas as mães, sem distinções de raça, cor, classe social... Todas as mães são lembradas durante este mês, desde as mais idosas até as mais jovens. Ser mãe é um dom de Deus, é uma experiência do mistério da grandeza do amor divino dado a toda humanidade, em que a mulher tem a oportunidade de gerar em seu ventre uma vida, dando assim sua colaboração na construção de uma nova sociedade que surge neste exato momento, ajudando assim na concretização do Reino de Deus que se manifesta em cada vida que surge.
Como havia dito ser mãe é um dom, mas atualmente, a juventude, tem visto cair na banalidade o sentido maternal. Estamos vivendo na era do liberalismo sexual, onde pessoas se encontram muitas vezes em uma festa, mal se conhecem e já estão mantendo relações sexuais, sem pensar nas possíveis conseqüências que poderão acontecer futuramente. Mais tarde ela pode vir a ficar grávida, não por castigo divino, mas por irresponsabilidade de seus atos. Com essa falta de responsabilidade, muitas vezes o filho é abortado sem uma consciência, de que aquele ser que está começando a ser gerado, já é um inicio de uma nova vida que se forma dentro de seu ventre materno, ou então essa criança é gerada e cresce sem a presença dos pais, sendo assim uma pessoa “jogada” no mundo, isto quando os próprios avós, não assumem a responsabilidade de dar uma boa educação sócio-religiosa, a esse novo ser que nasceu, e sendo assim, já podemos até pensar o trágico futuro dessa criança em meio à nossa sociedade tão violenta e desumana.
O senso da maternidade tem se perdido com o passar do tempo, geralmente em casos como o já citado acima, onde pode haver a compreensão da gravidez como maldição divina. Mas na realidade não o é. Pois se fosse maldição, fugiríamos completamente à uma idéia de um Deus grandioso, perfeito, bom, misericordioso, compassivo e amoroso ao qual possuímos. Ser mãe é gratuidade e serviço, graça celestial.
O trecho bíblico citado, do evangelista Lucas, faz referência à anunciação do anjo Gabriel a Maria. Ela que recebeu o dom e a graça maior, que qualquer outra mulher desejaria possuir naquela época, a de ser mãe do filho de Deus. Para Maria, essa noticia no primeiro momento a deixou espantada, mas depois se prostrou a serviço do reino de Deus, acolhendo Jesus Cristo o salvador dentro de seu útero maternal. Maria passou por todas as dores, para dar luz a uma criança, mas passou tudo isto com a graça e a força de Deus.
Maria deve ser o exemplo de maternidade, para todas as outras mulheres. Exemplo de fidelidade, amor e serviço ao projeto de Deus, por isto este mês de maio é dedicado a ela, e a todas as outras mães existentes. Que este período do mês de maio que estamos vivenciando, possa ajudar a todas as mulheres e principalmente as jovens, a buscarem um sentido maior à vocação maternal, a descobrir o valor da vida que carrega dentro de si.
Neste mês convido a todas as jovens a refletirem o sentido e a essência da vida humana, para que de forma consciente passa saber que ao ficarem grávidas mesmo que por sua irresponsabilidade ou descuido, além da criança, Deus também está presente ali, no sentido único da vida, em sua essência onde nenhuma outra pessoa tem a capacidade de descobrir. Ser mãe é dom de Deus como já foi colocado, então vamos procurar vivenciar este dom, de forma intensa e repleta pelo amor generoso do Senhor da vida, em nossa realidade.




Gedeir Vieira, graduando em Filosofia e Postulante SDN, BH-MG



Nenhum comentário:

Postar um comentário