Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de maio de 2009

SOLIDÃO: do isolamento ao autoconhecimento.

No período em que vivemos sempre buscamos estar em meio a grandes multidões ou no completo isolamento. Mas não importa onde estamos sempre percebemos que estamos e somos sozinhos.Esta solidão tem levado a vários tipos de caminhos para preenchê-la. Alguns optam pelas drogas, outros pelos êxtases espirituais e místicos, com a intenção de buscar consolação para suas dores e refugio para a superação momentânea de sua solidão, e outros ainda, buscam o auxilio de livros de auto ajuda e nos analistas, mas, mesmo assim, continuam a sentirem-se sozinhos. Então, surge a questão: Por que não nos sentimos próximos de ninguém, mesmo estando em meio a uma multidão? Por que a solidão está sempre presente em nossas vidas?
Respostas formuladas para essas questões não temos, somente comentários e testemunhos de quem sofreu com a solidão, mas aprendeu a viver com ela e hoje não se sente só, mesmo estando no completo deserto.
Porém, para falar neste assunto, devemos ter em mente que o ser humano é um “animal” solitário. Vejamos: somos os únicos “animais” a possuir razão lógica, de criar sentimentos, culturas, religiões e controlar nossos instintos por meio da moral que criamos. Nós nascemos só, crescemos em meio a muitas pessoas e morremos sempre rodeados das pessoas próximas, mas sempre fazemos tudo isso sozinhos, pois não podemos obrigar a ninguém a viver a nossa vida por nós e nem nós podemos viver a vida dos outros, ou seja, e característica crucial do ser humano ser solitário.
Desse modo, parece ser doloroso viver, e com certeza é, pois não suportamos a solidão. No entanto se começarmos a ver a solidão como uma amiga, ao invés de inimiga, teremos a oportunidade de ter um encontro profundo conosco mesmo, conhecendo-nos e assim poderemos ser felizes mesmo sendo seres genuinamente solitários.
Assim, entender a solidão como uma ferramenta para nosso autoconhecimento e para a superação de nossos limites e dificuldades, torna-se um passo crucial para a superação do sentimento de solidão e vazio. Ajuda-nos a superar o isolamento e a criar relações humanas capazes de nos edificar e nos fazer encontrar conosco mesmo, com Deus e com nossos irmãos.

Lucas de Souza. Postulante sdn. Filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário